PALESTRANTES

Jonatas Silva do Espirito Santos

Estatístico, está Diretor de Pesquisa do Governo da Bahia onde é Estatutário concursado na carreira Especialista em Produção de Informações Estatística na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Governo do Estado da Bahia. Também atua como Professor no MBA em Ciência de dados da Flai - Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Doutorando em Ciência da Computação na UFBA, Mestre em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Bacharel em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi Cientista de Dados no CIDACS-Fiocruz. Foi Professor de Estatística de graduação e pós-graduação na Unijorge, SENAI-CIMATEC e Universidade Federal da Bahia. Foi Analista de dados estatísticos do Instituto de Pesquisa Painel Brasil, realizando pesquisas de marketing (comportamento do consumidor) e pesquisas políticas . Tem também experiência na área de Saúde Coletiva - Epidemiologia, com ênfase em Saúde do Trabalhador. Foi Bolsista (CNPQ) de Iniciação Científica no Instituto de Saúde Coletiva (UFBA). Tem conhecimento nas linguagens R e Python para Ciência e Dados nas aplicações de Data Analytics, Machine Learning e Big Data.

Ricardo Ferreira da Rocha

Possui graduação em Bacharelado em Matemática ela UNESP. É Mestre e Doutor pelo Departamento de Estatística da UFSCAR. Participou do programa de doutorado sanduíche na cidade de Manchester, Reino Unido. Possui pós-doutorado no ICMC-USP. Atua nos seguintes temas: análise de sobrevivência e aprendizado de máquina. Atualmente faz parte do corpo do docente do Departamento de Estatística, junto ao Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é colaborador na FLAI.

Leila Denise Alves Ferreira Amorim

Possui Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (1996), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1993), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2000), Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2012) em Bioestatística pela "The University of North Carolina (UNC) at Chapel Hill". Atualmente é Professora Associada do Departamento de Estatística, e docente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC e em Matemática (concentração em Estatística) do IME na Universidade Federal da Bahia. Tem vasta experiência na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem multinível, análise de sobrevivência, análise de dados categorizados, modelagem com variáveis latentes, métodos quantitativos em Epidemiologia, inferência causal e análise de dados longitudinais.

Natália Souza Santos

Graduada em Estatística pela UFBA. Pós-graduada em Ciências de Dados - ICMC/USP. Interesses: visualização de dados com paineis iterativos, análise multivariada e aprendizado de máquina. Atua como analista de dados na SM Gestão Hospitalar.

Silvano Barbosa de Oliveira

Graduado em estatística, mestre em epidemiologia e doutorando em saúde pública com aplicações em bioestatística. Especialista em trabalhos com dados secundários e bancos de dados massivos, bem como habilidade em organizar e realizar pesquisas de base populacional em uma variedade de campos científicos. Atua como desenvolvedor de soluções de automatização para procedimentos regulares e de rotina, com foco em subsidiar tomadores de decisões. Tem experiência em aplicações da estatística em uma variedade de campos da ciência, incluindo vigilância epidemiológica, emergências de saúde, monitoramento e avaliação, vigilância laboratorial e demografia.

Rosemeire Leovigildo Fiaccone

Possui graduação em Bacharelado Em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Ph D In Statistics - Lancaster University (2006). Atualmente é Professora Associado II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Bioestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados longitudinais, análise de dados categorizados correlacionados e modelos de equações estruturais.

Nívea Bispo da Silva

É bacharel em Estatística pela UFBA. Mestre e Doutora em Estatística pela UFMG e fez estágio de pós-doutorado no CIDACS/Fiocruz-Ba. Atualmente faz parte do corpo docente, do departamento de Estatística do IME - UFBA e atua como pesquisadora colaboradora no CIDACS/Fiocruz-Ba. No campo da pesquisa, trabalha com os seguintes temas: Análise de dados longitudinais, Análise de dados correlacionados, Modelos de mistura finita, Estatística Bayesiana e mais recentemente com estratégias para preservação da privacidade, em especial, métodos para anonimização de dados.

Cruiff Emerson Pinto da Silva

Estatístico (1998), especialista em educação, pós graduando em ciências de dados a saúde, ex-professor universitário (UFBA, UEFS, FTC, Unime, FJA,outras), estatístico do hospital SARAH há 16 anos.

Gecynalda Soares da Silva Gomes

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atuou como coordenadora do programa de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia de 2015 a 2017. É membro-pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software e professor Associado 3 da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Colegiado do Curso de Estatística. Líder do R-Ladies Salvador. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística e Machine Learning, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Redes Neurais, Funções de Ativação, Modelos de Regressão, Séries Temporais.

Valter Senna

Pós-doutorado em Probabilidade e Estatística pela Universidade de Southampton (1985). Doutorado em Pesquisa Operacional - University of Southampton (1983). Mestrado em Pesquisa Operacional - University of Southampton (1977), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970). Atualmente é Professor Associado do SENAI Cimatec e docente do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial. Tem experiência na área de Modelos Matemáticos e de Pesquisa Operacional, Probabilidade e Estatística Aplicadas, Áreas de Interesse: Analytics; Modelos Estatísticos e Matemáticos em Medicina; Séries Temporais.

Moisés Augusto Farias Silva

Estudante de estatística pela Universidade Federal da Bahia e estagiário na empresa Grupo Recovery. Participou de 3 projetos de iniciação científica na área de inferência causal, com enfoque em abordagens que utilizam do escore de propensão, como o pareamento e a ponderação pelo inverso do escore de propensão.

REALIZAÇÃO
logo_sei
logo_
logo_
logo_


PATROCÍNIO
logo_