O EVENTO

Com o tema "Avaliação de impacto de políticas públicas: conectando saberes", o IX Encontro Baiano de Estatística (EBEST) se dedica a explorar a importância da integração entre estatística, ciência de dados e políticas públicas, com foco na avaliação de impacto. O evento vai acontecer dias 16 e 17 de outubro, com minicursos on-line, e dia 18 de outubro haverá o encontro presencial.

As inscrições serão abertas em breve!

A participação é gratuita, e o evento visa promover um espaço de aprendizado colaborativo e debate aprofundado sobre como conectar saberes para aprimorar as práticas de avaliação de impacto.

Não perca a oportunidade de se envolver em discussões relevantes e de contribuir para o avanço das práticas em estatística e ciência de dados aplicadas à avaliação de políticas públicas.

Tema 2024 - Avalização de impacto de políticas públicas: conectando saberes

O tema deste ano aborda a premente necessidade do Estado em avaliar suas políticas públicas, conectando a pesquisa acadêmica em estatísticas e ciência de dados às demandas atuais do mercado.

Para isso, serão apresentadas diversas abordagens e aplicações relacionadas à inferência causal, método estatístico que permite determinar se uma relação observada entre variáveis é realmente de causa e efeito. Isso significa entender se os resultados observados podem ser atribuídos diretamente a uma ação ou política específica, em vez de serem coincidências ou influenciados por outros fatores externos.

No contexto da avaliação de impacto de políticas públicas, a inferência causal permite aos pesquisadores e formuladores verificar se as mudanças observadas nos indicadores sociais ou econômicos após a implementação de uma política são, de fato, resultado dessa política, ou se poderiam ser atribuídas a outras causas. Pode ser aplicada, por exemplo, para avaliar o impacto de uma política econômica, como um subsídio para pequenas empresas, sobre o nível de emprego. Na epidemiologia, ajuda a identificar se a implementação de uma medida de saúde pública, como uma campanha de vacinação, foi a responsável pela redução da incidência de uma doença. Da mesma forma, permite avaliar impactos das políticas de educação, de inclusão, programas sociais e outros.

Público-alvo

Profissionais e estudantes interessados em estatística e ciência de dados são bem-vindos, assim como gestores públicos que desejam conhecer melhor as metodologias aplicadas à avaliação de impacto de políticas públicas.

Programação

Este ano, o EBEST oferecerá uma rica programação de palestras e minicursos, proporcionando uma oportunidade única para profissionais e estudantes. O evento contará com minicursos em inferência causal, exposição de trabalhos e discussões sobre avaliação de impacto e inferência causal em políticas públicas.

O IX EBEST será realizado de forma híbrida. Nos dois primeiros dias (16 e 17/10) serão realizados os minicursos, em formato 100% remoto, no turno da noite, por meio do Youtube/SEIBAHIA.

O terceiro dia (18/10) ocorrerá presencialmente, apenas no turno da tarde, no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Serão apresentadas palestras de profissionais e pesquisadores renomados no estado, incluindo representantes do Departamento de Estatística e do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e do Sebrae nacional, além da exposição dos pôsteres selecionados.

Todo o evento terá transmissão online pelo canal do YouTube/SEIBAHIA.

Comissão Científica
Comissão Organizadora
Coordenação de Disseminação de Informações

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Orientações para submissão de trabalhos
Calendário para submissão de trabalhos
Especificações para o pôster
Trabalhos aceitos (em breve)

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO TEMA QUEM
18h-20h Minicurso on-line: Inferência causal com séries temporais e aprendizado de estrutura Diego Nascimento
Professor do departamento de matemática da Universidad de Atacama (UDA) - Atacama/Chile
HORÁRIO TEMA QUEM
18h-20h Minicurso on-line: Inferência causal com Python Matheus Facure
Staff Data Scientist no Nubank - São Paulo
Local: Auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia
HORÁRIO TEMA QUEM
13h Credenciamento
13h30 Abertura José Acácio Ferreira
Diretor-geral da SEI e presidente da Anipes
Edleide Brito
Chefe do Departamento de Estatística da UFBA
Maurício Marçal
Presidente do CONRE-5
14h Palestra: Título a definir Maurício Barreto
Professor Emérito da UFBA, pesquisador sênior da Fiocruz e Coordenador Geral do CIDACS
14h45 Mesa Redonda: “Desafios e perspectivas da avaliação de políticas públicas sob o olhar de uma análise causal” Maria Yury Ichihara
Doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA), assessora da coordenação e pesquisadora associada do Cidacs
Marcelo Taddeo
Doutor em Estatística pelo IME/USP e professor do Departamento de Estatística da UFBA
Vinicius Mendes
Doutor em Economia pela FEA/USP e professor da Faculdade de Economia da UFBA
16h Palestra: Título a definir Rosemeire Fiaccone
Doutora em Estatística pela Lancaster University e professora titular do Departamento de Estatística da UFBA
16h45 Coquetel e exibição de pôsteres

Palestrantes

Palestrante
Diego Nascimento

Professor da Universidad de Atacama (UDA), no Atacama/Chile. Possui doutorado em Estatística, com dupla-titulação pelas Universidades de São Paulo e Federal de São Carlos (USP/UFSCar), mestrado em Gestão Empresarial pela UFPE e bacharelado em Estatística pela UFRN.

Palestrante
Maurício Barreto

Médico e Ph.D. em Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), Universidade de Londres. Professor Emérito da UFBA e pesquisador sênior da Fiocruz.

Palestrante
Maria Yury T. Ichihara

Médica (UFPA), mestre em Saúde Comunitária e doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA).

Palestrante
Marcelo M. Taddeo

Bacharel em Matemática Pura e mestre em Matemática Aplicada, ambos pela USP, e doutor em Estatística (2008) pelo IME/USP.

Palestrante
Vinícius Mendes

Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), professor da Faculdade de Economia da UFBA, professor colaborador do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA).

Palestrante
Rosemeire L. Fiaccone

Graduada em Estatística pela UFBA, doutora em Estatística pela Lancaster University e pós-doutora pela Newcastle University.

Apoio


ABE Linca SeiDataLab Sally

Realização


UFBa IME DEIME CONRE Marca SEI