O EVENTO

Com o tema "Avaliação de impacto de políticas públicas: conectando saberes", o IX Encontro Baiano de Estatística (EBEST) se dedica a explorar a importância da integração entre estatística, ciência de dados e políticas públicas, com foco na avaliação de impacto. O evento vai acontecer dias 16 e 17 de outubro, com minicursos on-line, e dia 18 de outubro haverá o encontro presencial.

As inscrições serão abertas em breve!

A participação é gratuita, e o evento visa promover um espaço de aprendizado colaborativo e debate aprofundado sobre como conectar saberes para aprimorar as práticas de avaliação de impacto.

Não perca a oportunidade de se envolver em discussões relevantes e de contribuir para o avanço das práticas em estatística e ciência de dados aplicadas à avaliação de políticas públicas.

Tema 2024 - Avalização de impacto de políticas públicas: conectando saberes

O tema deste ano aborda a premente necessidade do Estado em avaliar suas políticas públicas, conectando a pesquisa acadêmica em estatísticas e ciência de dados às demandas atuais do mercado.

Para isso, serão apresentadas diversas abordagens e aplicações relacionadas à inferência causal, método estatístico que permite determinar se uma relação observada entre variáveis é realmente de causa e efeito. Isso significa entender se os resultados observados podem ser atribuídos diretamente a uma ação ou política específica, em vez de serem coincidências ou influenciados por outros fatores externos.

No contexto da avaliação de impacto de políticas públicas, a inferência causal permite aos pesquisadores e formuladores verificar se as mudanças observadas nos indicadores sociais ou econômicos após a implementação de uma política são, de fato, resultado dessa política, ou se poderiam ser atribuídas a outras causas. Pode ser aplicada, por exemplo, para avaliar o impacto de uma política econômica, como um subsídio para pequenas empresas, sobre o nível de emprego. Na epidemiologia, ajuda a identificar se a implementação de uma medida de saúde pública, como uma campanha de vacinação, foi a responsável pela redução da incidência de uma doença. Da mesma forma, permite avaliar impactos das políticas de educação, de inclusão, programas sociais e outros.

Público-alvo

Profissionais e estudantes interessados em estatística e ciência de dados são bem-vindos, assim como gestores públicos que desejam conhecer melhor as metodologias aplicadas à avaliação de impacto de políticas públicas.

Programação

Este ano, o EBEST oferecerá uma rica programação de palestras e minicursos, proporcionando uma oportunidade única para profissionais e estudantes. O evento contará com minicursos em inferência causal, exposição de trabalhos e discussões sobre avaliação de impacto e inferência causal em políticas públicas.

O IX EBEST será realizado de forma híbrida. Nos dois primeiros dias (16 e 17/10) serão realizados os minicursos, em formato 100% remoto, no turno da noite, por meio do Youtube/SEIBAHIA.

O terceiro dia (18/10) ocorrerá presencialmente, apenas no turno da tarde, no auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Serão apresentadas palestras de profissionais e pesquisadores renomados no estado, incluindo representantes do Departamento de Estatística e do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, além da exposição dos pôsteres selecionados.

Todo o evento terá transmissão online pelo canal do YouTube/SEIBAHIA.

Comissão Científica
Comissão Organizadora
Coordenação de Disseminação de Informações

SESSÃO DE PÔSTERES

Orientações para submissão de trabalhos
Calendário para submissão de trabalhos
Especificações para o pôster
Trabalhos aceitos
Trabalhos vencedores
Autor Título Premiação
Ana Caroline Pinheiro da Cruz
Paulo Canas Rodrigues
Previsão de séries temporais hierárquica de focos de incêndio no Brasil
Italo Estrela de Souza Sá
Ana Claudia da Silva Batista
Rosemeire Leovigildo Fiaccone
Marcelo Magalhães Taddeo
Gabriel Dantas Morais
Estimando o impacto do programa Bolsa Presença através de métodos de Inferência Causal
Italo Estrela Souza de Sá
Larissa Reis Sousa Santos
Silvânia Ferreira Conceição
InfoVis: Um portal de visualização de dados para a análise da segurança pública na Bahia
Arthur Rios de Azevedo
Marcelo Taddeo
Leila Denise Alves Ferreira Amorim
O estimador de Kaplan-Meier no contexto da Inferência Causal com utilização de escores de propensão
Fernando Humberto de Almeida Moraes Neto
Adriano Kamimura Suzuki
Francisco Louzada Neto
Ricardo Rocha
Ensemble de modelos de transferência de aprendizado com reamostragem: Uma abordagem para classificação em pequenas bases de imagens médicas desbalanceadas

PROGRAMAÇÃO

HORÁRIO TEMA QUEM
18h-20h Minicurso on-line
Inferência causal com séries temporais e aprendizado de estrutura
Diego Nascimento
Professor do departamento de matemática da Universidad de Atacama (UDA) - Atacama/Chile
HORÁRIO TEMA QUEM
18h-20h Minicurso on-line
Inferência causal com Python
Matheus Facure
Consultor e autor do livro Causal Inference in Python - São Paulo
Local: Auditório da Secretaria de Educação do Estado da Bahia
HORÁRIO TEMA QUEM
13h Credenciamento
13h30 Abertura José Acácio Ferreira
Diretor-geral da SEI e presidente da Anipes
Edleide Brito
Chefe do Departamento de Estatística da UFBA
Maurício Marçal
Presidente do CONRE-5
14h Palestra de abertura
Título a definir
Maurício Barreto
Professor Emérito da UFBA, pesquisador sênior da Fiocruz e Coordenador Geral do CIDACS
14h45 Mesa Redonda
“Desafios e perspectivas da avaliação de políticas públicas sob o olhar de uma análise causal”
Maria Yury Ichihara
Doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA), assessora da coordenação e pesquisadora associada do Cidacs
Marcelo Taddeo
Doutor em Estatística pelo IME/USP e professor do Departamento de Estatística da UFBA
Vinicius Mendes
Doutor em Economia pela FEA/USP e professor da Faculdade de Economia da UFBA
16h Palestra de fechamento
Título a definir
Rosemeire Fiaccone
Doutora em Estatística pela Lancaster University e professora titular do Departamento de Estatística da UFBA
16h45 Coquetel e exibição de pôsteres

DOWNLOAD

Modelo de Apresentação
Baixar PPTX

PALESTRANTES

Palestrante
Diego Nascimento

Professor da Universidad de Atacama (UDA), no Atacama/Chile. Possui doutorado em Estatística, com dupla-titulação pelas Universidades de São Paulo e Federal de São Carlos (USP/UFSCar), mestrado em Gestão Empresarial pela UFPE e bacharelado em Estatística pela UFRN.

Já foi convidado a participar em diversos congressos internacionais na América do Sul (Brasil, Chile, Argentina, Equador, Colômbia e Uruguai) e Europa (UK, Espanha, Itália e Países Baixos). É diretor (Editors in Chief) da Revista científica da Faculdade de Engenharia da UDA. Suas principais linhas de pesquisa são: Aprendizado Estatístico aplicado à neurociência, Visualização de Dados, Inferência Bayesiana, Modelos espaciais e temporais e Estatística Indústria.

Palestrante
Matheus Facure

Economista pela Universidade de Brasília, especialista em inferência causal e aprendizagem de máquina e autor dos livros Causal Inference in Python (O’Reilly) e Causal Inference for the Brave and True (Open Source).

Atuou por vários anos como Cientista de Dados no Nubank, na área de modelagem de crédito (cartão e empréstimo pessoal). Hoje, dedica-se à consultoria na área de inferência causal.

Palestrante
Maurício Barreto

Médico e Ph.D. em Epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), Universidade de Londres. Professor Emérito da UFBA e pesquisador sênior da Fiocruz.

Em 2016, fundou o Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs) na Fiocruz-Bahia. Sua pesquisa em Epidemiologia e Saúde Coletiva explora questões em torno dos determinantes sociais e ambientais e as desigualdades sociais na saúde. Coordenou e coordena grande projetos científicos com apoio de financiamentos nacionais e internacionais. No presente, seus principais projetos estão focados no impacto das políticas de proteção social e no impacto de mudanças ambientais e climáticas na saúde da população brasileira, utilizando-se da Coorte de 100 milhões de brasileiros.

Palestrante
Maria Yury T. Ichihara

Médica (UFPA), mestre em Saúde Comunitária e doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA).

Foi vice-coordenadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), de 2016 a 2023. Atualmente, atua como assessora da coordenação e pesquisadora associada do Cidacs, unidade do Instituto Gonçalo Moniz/FIOCRUZ, que realiza o manejo de grande volume de dados para avaliação de determinantes sociais e de impacto de políticas públicas na saúde. É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação, desde 2015, e pesquisadora colaboradora do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Desenvolveu pesquisas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS) na área de avaliação de tecnologia com ênfase em vacinas e na área das capacidades básicas de vigilância e resposta em atendimento ao Regulamento Sanitário Internacional. Participa de projetos da Coorte de 100 milhões de brasileiros para análise de efeitos de determinantes sociais e políticas públicas na saúde da população brasileira, com ênfase na saúde materno-infantil, na ocorrência de doenças infecciosas e doenças crônicas e mortalidade.

Palestrante
Marcelo M. Taddeo

Bacharel em Matemática Pura e mestre em Matemática Aplicada, ambos pela USP, e doutor em Estatística (2008) pelo IME/USP.

Atualmente é professor do Departamento de Estatística da UFBA. Suas principais linhas de pesquisa são análise de séries temporais e dados de sobrevivência, modelos não paramétricos e inferência causal.

Palestrante
Vinícius Mendes

Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), professor da Faculdade de Economia da UFBA, professor colaborador do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA).

É pesquisador do Programa Integrado em Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS/ISC/UFBA). Consultor do Ministério da Saúde no Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (DESID/MS) e bolsista FIOTEC-Fiocruz. Tem experiência em Avaliação de Impacto de Políticas Públicas, com foco em Saúde Pública. Já realizou avaliações de impacto para o Ministério da Saúde, CNPQ, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Organizou a obra "Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS", lançada em 2023. É pesquisador colaborador no Laboratório de Inferência Causal e Aplicações, LInca, do IME/UFBA.

Palestrante
Rosemeire L. Fiaccone

Graduada em Estatística pela UFBA, doutora em Estatística pela Lancaster University e pós-doutora pela Newcastle University.

É professora titular do Departamento de Estatística da UFBA e docente dos programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC e em Matemática (concentração em Estatística) do IME, ambos na UFBA. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Inferência e Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de dados categorizados, modelagem de equações estruturais, modelagem de dados longitudinais e inferência causal na área de saúde.

Apoio


ABE Linca SeiDataLab Sally Cer

Realização


UFBa IME DEIME CONRE Marca SEI